quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Carnaval no EDI


    As turmas EI - 41, 42, 43 (PRÉ I) e as turmas EI - 51, 52 e 53 (PRÉ II)  realizaram o Projeto Carnaval, onde reuniram as diversas manifestações culturais das regiões: Norte, Nordeste e Sudeste de nosso país. 
    O Boi Bumbá foi o tema trabalhado pelas turmas do Pré I - Onde falaram do carnaval fora de época, que acontece na cidade de Parintins. Nossas crianças ficaram eufóricas com as batalhas do Boi Caprichoso e do Boi Garantido. Tudo baseado em uma lenda da região Norte do Brasil.
    
   
  



A turma EI 51 falou sobre o Frevo ritmo musical e dança brasileira originária do estado de Pernambuco. No ano de 2012 foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO.


  




As Marchinhas foram manifestações populares que predominaram nos anos 20 até os anos 60 do século XX. 
 A primeira marchinha de carnaval foi composta por Chiquinha Gonzaga de nome: Ó Abre-Alas.
  Feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro. 

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Os Dez amigos - Trabalhando a quantidade


    A turminha do maternal II se deliciou ao som da música "Todos os dedos" para trabalhar a quantidade.


     Maneira lúdica de a história trata-se de uma conversa entre os dez dedos das mãos, em que cada dedo se apresenta aos outros (mínimo, mindinho, indicador, fura-bolos, anular, médio...) e brincam juntos.   

Segue uma dica:

- Com este livro pode-se explorar tanto aspectos da história em si quanto em relação a letras, cores, números...

Contextualizando as Vogais e Trabalhando Identidade










A turminha EI -52 está identificando a vogal "E" em um texto. De uma forma lúdica.
     Na foto abaixo a turma brinca com um jogo da memória com foto e nome de cada criança da EI-52. Este tipo de atividade trabalha a identidade da criança.


     

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Mais que calor!!!






   O bairro de Cosmos nesta última quinta feira (16) mediu 40 graus. 



  







 Uma temperatura elevadíssima para nossas crianças. 





     Uma aula refrescante ajuda e muito   espantar o calor e faz com que as crianças reconheçam o meio aquático como forma de recreação e lazer.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

IDENTIDADE - QUEM SOU EU?

  


    Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: "é uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar e da história pessoal".



  

     A identidade remete à ideia de distinção
   Ser único em meio a outros seres igualmente singulares, ou seja, um ser com identidade própria.   







   É importante salientar que o primeiro canal de socialização encontra-se na FAMÍLIA em seguida na ESCOLA mantendo o mesmo grau de relevância entre ambas instituições.
  Os vínculos estabelecidos entre a criança e as pessoas que a cercam trata-se da parte central para a construção da identidade.




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Dramatização - Embarque no Mundo do Faz de Conta




A turminha EI-43 realizou uma releitura da cantiga infantil " A Linda Rosa Juvenil".

"A linda rosa juvenil, juvenil, juvenil A linda rosa juvenil, juvenil Vivia alegre em seu lar, em seu lar, em seu lar Vivia alegre em seu lar, em seu lar E um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má Um dia veio uma bruxa má, muito má Que adormeceu a rosa assim, bem assim, bem assim que adormeceu a rosa assim, bem assim E o tempo passou a correr, a correr, a correr E o tempo passou a correr, a correr E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor E o mato cresceu ao redor, ao redor E um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei E um dia veio um belo rei, belo rei Que despertou a rosa assim, bem assim, bem assim que despertou a rosa assim, bem assim Batemos palmas para o rei, para o rei, para o rei batemos palmas para o rei, para o rei"



    Brincando as crianças desenvolvem a socialização.e aprendem a se expressarem através dos seus movimentos. As cantigas de roda reaviva valores e ajudam no aprimoramento de sua vida pedagógica. Segundo, Cascudo (2001, p.102):

 Essas melodias passam de geração em geração, entoadas pelos adultos ajudam a entreter, embalar e fazer adormecer as crianças. Hoje em dia elas não são tão presentes na realidade infantil como antigamente devido às tecnologias existentes como os computadores, celulares, tablets, entre outras tecnologias. As cantigas geralmente eram usadas para o entretenimento e aprendizado das crianças de todas as idades em locais como colégios, Cmeis, parques, ruas, etc.

     Hoje as instituições de ensino além de as utilizarem com o fim de entretenimento e de aprendizado. Valoriza o nosso Patrimônio Cultural. A música é de suma importância em nossa prática pedagógica, uma vez que favorece o lúdico, o desenvolvimento da criatividade e da memória.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS


   Hoje planejamos o retorno de  nossos pequenos. Sempre num clima de muita alegria a equipe do EDI Professor Wilson Choeri retorna as suas atividades em pleno vapor!!!


    Planejar é necessário! Lembrando que nem sempre nos é permitido segui-lo ao pé da letra, pois, o planejamento é flexível. Podemos comprovar estas e outras alegações, conforme versa Padilha (2001, p. 63):


   Lembramos que realizar planos e planejamentos educacionais e escolares significa exercer uma atividade engajada, intencional, científica, de caráter político e ideológico e isento de neutralidade. Planejar, em sentido amplo é  um processo que visa dar respostas a um problema, através do estabelecimento de fins e meios que apontem para a sua superação, para atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, mas sem desconsiderar as condições do presente e as experiências do passado levando-se em conta os contextos e os pressupostos filosófico, cultural, econômico e político de quem planeja e de com quem se planeja.

   

    Com isso, o ato de planejar supera barreiras nos remetendo a uma comunicação direta entre as relações: família/escola/professor/aluno/direção visando um bem comum para nossas crianças.
                                                               
Elaborando o Planejamento

BIBLIOGRAFIA

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. São Paulo: Ed. Cortez, 2001.